Congruência: você de fato, age como pensa?

Congruência: você de fato, age como pensa? Conseguir a congruência é o maior desafio que os humanos têm, pois é o equilíbrio perfeito entre o que pensamos, acreditamos, dizemos e fazemos. Hoje, a consciência desse equilíbrio é muito maior, porém, estar ciente é o primeiro passo, mas não o único que falta.

Definitivamente, é o que todos queremos ter, todos queremos ser pessoas congruentes, a razão é simples: se não houver equilíbrio, significa que estamos vivendo mal, viver mal causa estragos e dor, causa doenças e, quando é demais, pode causar até a morte.

Os seres humanos são imperfeitos, mas passiveis de evoluir e se aperfeiçoar e essa é a maior oportunidade que a vida nos dá dia a dia, mas o difícil é que somos como uma balança muito sensível e fácil de se desajustar e muito complexa para que mantenha sempre o equilíbrio, o motivo? Temos muitas tentações e caminhos fáceis e falsos que se cruzam pela nossa frente.

Congruência, você age como pensa? – etapas para alcançá-la

 

Dedique-se ao estudo

O autoconhecimento é a semente da vida interna e externa; muitas pessoas vivem evitando a si mesmas e com medo de descobrir quem são. Dons e habilidades inatas só podem ser desenvolvidos por você, através do autoconhecimento.

Escolha amizades sinceras

Amizades que dizem a verdade por mais dolorosa que seja, simplesmente porque elas te amam e desejam seu desenvolvimento. É importante que você não confunda sinceridade com falsidade, tem gente que vive qualificando as ações dos demais e colocando rótulos em tudo, mas sempre criticando.

Anote todas as atividades do seu dia

Se você escrever as atividades que realiza diariamente, lhe permitirá ver claramente em qual parte da sua vida você gasta muito tempo e em quais partes não lhe dica quase nada de tempo simplesmente as ignora.

A congruência só pode ser alcançada sabendo o que você deve mudar

Dedique um tempo para si mesmo, sem interrupções com você por pelo menos meia hora por dia. Quando você coloca toda a sua atenção em sentir, pensar, se gostar, está desenvolvendo e alimentando a espinha invisível mais forte que você pode ter. É necessário que esse momento seja sem interrupções ou distrações, pois sua energia é dividida e o foco é perdido. A congruência é um reflexo do amor e da consciência da própria vida.

Evite multitarefa ao mesmo tempo

O maior desgaste físico e mental é devido à mudança drástica de tarefas de um segundo para outro, concentração e eficiência requerem tempo. Se você muda constantemente seu centro de atenção, força seu cérebro a dedicar tempo e esforço para baixar diferentes contextos ao mesmo tempo, isso faz com que você possa passar um dia inteiro dedicado a vários assuntos sem concluir nada e acabar exausto.

Realize atividades que aumentem sua autoestima e façam você se sentir útil.

Pratique esportes e atividades que desafiem seu intelecto.

Elimine ou reduza as atividades que não contribuem para suas aspirações e sonhos na vida.

A congruência de dizer e fazer é pegar o que queremos e liberar com isso o que gostamos e que nos faz sentir prazer.

Procure pertencer a grupos ou associações de pessoas com quem você tenha aspectos em comum

Somos seres sociais, portanto pertencer a grupos com pessoas que compartilham valores comuns é e sempre será de vital importância para o desenvolvimento humano.

Realize 2 atividades diárias que custem muito esforço e trabalho

Fazer o que nos custa trabalho nos forja, a verdadeira diferença entre aqueles que conseguem e dos que não está em fazer o que não é fácil, o que de certa maneira dá preguiça, mas é esse ato, essa atitude, naquele momento que traz o extra para que se torne algo extraordinário. A congruência humana é extraordinária.

Seja fiel aos seus valores

Valores morais, sociais e éticos são a base da sociedade e do desenvolvimento, eles fazem você crescer como indivíduo e, apesar das adversidades ou tentações, mantêm a congruência em sua vida.

Congruência é aprender a trabalhar consigo mesmo. As únicas ferramentas que você precisa para agir são o corpo e a mente.

Congruência: você de fato, age como pensa?