Significado dos sonhos: O que são os sonhos?

Significado dos sonhos: O que são os sonhos? São experiências vividas durante o sono, que geralmente envolvem imagens, sons, emoções e sensações. Eles ocorrem durante a fase do sono chamada REM (movimento rápido dos olhos) e podem ser bastante vívidos e memoráveis. Os sonhos podem ser formados por uma variedade de elementos, incluindo fragmentos de memórias, desejos reprimidos, preocupações e pensamentos do dia a dia.

 

Quais são os significados dos sonhos: O que são os sonhos?

 

Teorias  e interpretações

Algumas teorias psicológicas sugerem que os sonhos podem ser uma forma de processar emoções, resolver problemas ou expressar desejos e medos inconscientes. Outras teorias sugerem que os sonhos podem ser aleatórios e não têm um significado específico.
As interpretações dos sonhos variam de acordo com a cultura e a perspectiva individual. Algumas pessoas acreditam que os sonhos têm significados simbólicos que podem ser decifrados, enquanto outras veem os sonhos como produtos da atividade cerebral aleatória durante o sono.
Independentemente das teorias e interpretações, os sonhos fazem parte da experiência humana e podem fornecer insights interessantes sobre nós mesmos e nossas vidas.

 

As fases do sono

Existem várias teorias e modelos que descrevem as fases do sono e os estágios do sonho. Uma das abordagens mais amplamente aceitas é o modelo proposto por Allan Hobson e Robert McCarley em 1977, conhecido como a teoria da ativação-síntese. Hobson foi professor de Psiquiatria, Emérito, Harvard Medical School, e também do Departamento de Psiquiatria, Beth Israel Deaconess Medical Center, conhecido por sua pesquisa sobre o sono de movimento rápido dos olhos. McCarley foi Presidente e Professor de Psiquiatria na Harvard Medical School e no VA Boston Healthcare System.

Segundo essa teoria, existem duas fases principais do sono que são relevantes para o processo de sonhar: o sono REM (movimento rápido dos olhos) e o sono não-REM. Essas fases se alternam ao longo da noite em ciclos.
Aqui estão as fases do sono e os estágios do sonho de acordo com a teoria da ativação-síntese:

Sono Não-REM:

Estágio 1: É uma transição entre a vigília e o sono. Nesse estágio, a pessoa pode experimentar sonhos leves e alucinações hipnagógicas.

Estágio 2: Caracterizado por um sono mais profundo. A atividade cerebral diminui, mas ocorrem os complexos K-complex e os fusos do sono.

Estágio 3: Também conhecido como sono de ondas lentas ou sono delta. É um sono profundo, em que ocorrem principalmente as ondas cerebrais de baixa frequência. É mais difícil de acordar alguém nesse estágio.

Estágio 4: É semelhante ao estágio 3, mas com uma maior predominância de ondas delta. Também é conhecido como sono delta profundo. Neste estágio, é mais difícil acordar alguém, e o sonho é menos comum.

Sono REM:

É a fase em que ocorre a maior parte do sonho vívido. Durante o sono REM, ocorre uma atividade cerebral semelhante à vigília, os olhos se movem rapidamente e a maioria dos músculos está paralisada. Essa fase é caracterizada por sonhos intensos e pode durar de alguns minutos a uma hora.

Essas fases do sono e os estágios do sonho se repetem ciclicamente durante a noite, com períodos de sono REM ficando mais longos à medida que a noite avança.

 

A importância do sono

O que acontece no corpo durante o sono é de primordial importância. As fases do sono profundo são de vital importância para a recuperação física do corpo.
A evaporação máxima da umidade ocorre através da epiderme, resultando em uma ligeira diminuição do peso.
A proteína mais importante para fortalecer os vasos sanguíneos e a elasticidade da derme está sendo produzida – o colágeno. Compare seu rosto depois de uma boa noite de sono e depois de uma noite sem dormir.
Crescimento. A concentração do hormônio do crescimento é máxima durante o repouso noturno.
A imersão em um sonho relaxa gradualmente todos os ligamentos musculares do corpo. Os únicos músculos nos quais a carga permanece são os músculos das pálpebras, para que não se abram durante o sono.
Descanso cerebral. O descanso noturno é um brainstorming das informações recebidas durante o dia, classificando e “organizando” para preservar informações importantes e secundárias. Nesse momento, o cérebro para completamente de responder a estímulos externos.

error: Nosso conteúdo é protegido