O significado das cores

O significado das cores. A cor não é uma característica de uma imagem ou objeto, mas sim uma apreciação subjetiva. Assim, pode ser definida como uma sensação que ocorre em resposta ao estimulo do olho e seus mecanismos nervosos, pela energia da luz de certos comprimentos de onda.
Alguns estudos mostram que cores e sentimentos não se combinam acidentalmente, que suas associações não são questões de gosto, mas experiências universais profundamente arraigadas desde a infância em nossa linguagem e em nosso pensamento.

 

 

O significado das cores

 

O simbolismo psicológico e a tradição histórica nos permitem explicar por que isso acontece.

A criatividade é composta por um terço de talentos, outro terço de influências externas que promovem certas habilidades e outro terço do conhecimento adquirido no domínio em que a criatividade é desenvolvida.

Quem não sabe nada dos efeitos universais e do simbolismo das cores e confia apenas em sua intuição, será sempre superado por aqueles que adquiriram conhecimento adicional.

Se soubermos usar as cores corretamente, economizaremos muito tempo e esforço.

Nós conhecemos muito mais sentimentos do que cores. Portanto, cada cor pode produzir muitos efeitos diferentes, muitas vezes contraditórios.

A mesma cor age em cada ocasião de maneira diferente. O mesmo vermelho pode ser erótico ou brutal, intempestivo ou nobre.

O mesmo verde pode parecer saudável, venenoso ou tranquilizante. Um amarelo, radiante ou doloroso.

Para que efeitos tão específicos são devidos? Nenhuma cor parece isolada; cada cor é cercada por outras cores. Em um efeito várias cores intervêm – um acorde de cor.

Um acorde cromático é composto pelas cores mais frequentemente associadas a um efeito particular. Algumas pesquisas mostram que as mesmas cores estão sempre relacionadas a sentimentos e impressões semelhantes.

Por exemplo, as cores e a atividade estão associadas a animação e animação. À fidelidade, as mesmas cores que confiar.

As cores despertam respostas emocionais específicas nas pessoas.

 

O fator psicológico é formado pelas diferentes impressões que emanam do ambiente criado pela cor, que pode ser calma, lembrança, plenitude, alegria, opressão, violência … A psicologia das cores foi amplamente estudada por Goethe, que examinou o efeito da cor nos indivíduos.

Goethe tentou deduzir as leis da harmonia das cores, incluindo os aspectos fisiológicos do sujeito, isto é, como as cores nos afetam e, em geral, o fenômeno subjetivo da visão. Nesse campo, ele analisou, por exemplo, os efeitos da pós-visão e sua consequência no conceito de cores complementares, inferindo que a complementaridade é uma sensação que, como tal, não se origina em questões físicas relacionadas à incidência de luz em um objeto , mas pela operação do nosso sistema visual.

 

Significado das cores:

 

 Amarelo

 Azul

Branco

Dourado

Laranja

Marrom

Prata

Preto

Rosa

Roxo

Verde

Vermelho

error: Nosso conteúdo é protegido